Hanns Neumann e Nescafé apresentam resultados do projeto “Irrigação eficiente para gestão da água” a produtores rurais de Linhares

0

Primeiro encontro técnico do projeto “Irrigação Eficiente e Melhoria na Gestão da água” ocorreu em Linhares no último sábado

Foto: Divulgação

Sabemos que a água é fonte de vida e é o principal elemento na conservação dos ecossistemas, porém é um recurso finito, ou seja, com os atos de desperdício e poluição reduzem suas reservas para continuidade no abastecimento. Tendo a necessidade de conscientização e mitigação da escassez, a Fundação Hanns R. Neumann Stiftung em parceria com a Nescafé criaram o projeto destinado a produtores rurais a fim de melhorar a eficiência hídrica nas fazendas através do monitoramento das irrigações e boas práticas, aprimorando assim sua gestão hídrica.

O encontro técnico “Irrigação Eficiente e Melhoria na Gestão da água” ocorreu na manhã do dia 11 de fevereiro (sábado), em Baixo Quartel, na cidade de Linhares (2º maior produtor do estado do Espírito Santo) e contou com a presença de diversos produtores locais.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

“Olha a oportunidade que temos hoje de entender a necessidade de usar a água de forma correta para que daqui a 30, 40 anos não possamos olhar para para trás e ver o que poderíamos ter feito para mudar a realidade e não fizemos” ressaltou o produtor rural Douglas Peruchi.

Durante a apresentação foram divulgados os resultados obtidos em dois anos safra (2020/21 e 2021/22),  através do monitoramento de 30 propriedades participantes do projeto de análise, obtendo uma otimização de 100% na redução de consumo de água, com uma economia de 75 litros por planta durante o exame e acompanhamento de dois anos consecutivos.

“Quando a gente fala de gestão da água, não falamos somente sobre redução de água porque não adianta deixar de irrigar o que precisa, até porque sua planta vai sentir e vai acabar não produzindo de acordo com sua capacidade, por isso a necessidade em usar este recurso da forma ideal, no momento ideal, otimizando a água junto a novas tecnologias pois elas viabilizam uma maior percepção de forma precisa e automatizada”, ressalta Verônica Bitti, Supervisora Agrícola Cafés da Nestlé.

Para Thiago Rossi, Gerente do Projeto na Fundação Neumann, os impactos de um manejo pouco eficiente vão além de problemas no cafezal porque a água influencia a manutenção de diversos fatores na lavoura, como a vida do solo e sua estrutura, além da dinâmica de nutrientes e o crescimento de raízes, “acredito, portanto, que o mais importante é perceber que estamos conectados com a água em diferentes formas e em diferentes níveis e, por isso, precisamos estar atentos às consequências que ocorrem não só em nossa propriedade mas no todo.” destaca Thiago.

O projeto terá a participação de novas propriedades e a seleção será realizada em parceria com secretaria de agricultura do município, contemplando assim produtores rurais locais da cidade.

Informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário