Durante o processo de irrigação, é fundamental aplicar nas plantas a quantidade exata de água necessária: o excesso de umidade pode causar a proliferação de fungos e de bactérias indesejáveis, a morte das raízes das plantas, e o desperdício de nutrientes e do recurso hídrico, que é escasso e deve ser utilizado de maneira consciente, enquanto a falta de água faz com que as plantas murchem, perdendo a capacidade produtiva, ou até morram.
Tensiômetros
Os tensiômetros facilitam esse processo, pois medem a facilidade com que a água está disponível no solo e avaliam o quanto de esforço as plantas terão de fazer para absorvê-la.
De acordo com o gerente comercial da Hydra Irrigações, Abel Fonseca, a ferramenta pode ser usada em qualquer tipo de cultura. “Os tensiômetros determinam com exatidão a umidade existente no solo, passando todas as instruções necessárias para um manejo eficiente”, afirma.
Ainda segundo Abel Fonseca, as informações são disponibilizadas em tempo real e basta que o produtor faça a leitura do aparelho para monitorar as condições do solo e realizar as irrigações no momento e na quantidade certos.
Confira as principais vantagens do uso do tensiômetro:
- Aumento da produtividade e fortalecimento das culturas;
- Minimização das perdas;
- Fácil instalação;
- Manejo inteligente e pontual;
- Acompanhamento das informações em tempo real.
Com informações de assessoria