Cadastro no novo sistema deve ser feito até esta quinta-feira (15)
O Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), utilizado para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), comprovação de vacinação contra febre aftosa e atualização do rebanho foi atualizado e facilitará a interação do produtor com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
O cadastro no novo sistema deve ser feito até esta quinta-feira (15), no site www.idaf.es.gov.br/siapec. Os criadores de animais, lojistas de revendas agropecuárias e médicos-veterinários que atuam como responsáveis técnicos que não atualizarem o cadastro ficarão impossibilitados de acessar o Siapec, a partir do dia 15 de janeiro.
O Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa), juntamente com o Idaf, fez investimento significativo para evolução do sistema anterior.
A orientação do presidente do Fepsa, Neuzedino Alves de Assis, é para que os criadores capixabas façam o quanto antes a atualização de cadastro na plataforma. “Quem não tiver o cadastro atualizado não conseguirá emitir GTA, fazer declaração de vacinação, registro de mortes, nascimento ou outra movimentação de animais. Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves devem atualizar seu cadastro”, afirmou.
Migração de sistema
Os sistemas Siapec 1 e Siapec 3 ficarão indisponíveis entre os dias 15 e 17 de janeiro. Nesse período acontecerá a migração dos dados. As GTAs que serão utilizadas nesses dias deverão ser emitidas até esta quinta-feira (14). A validade da guia será estendida.
CNA