O presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Albuquerque, participa de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (10), às 10h, em Brasília. Com o tema “Agricultura de Precisão – uma forma racional de produzir alimentos com sustentabilidade e competitividade”, a reunião debaterá o emprego crescente de tecnologias no campo, especialmente na atividade agrícola, e as vantagens desse sistema de gestão das propriedades.
“Hoje, entre 60% e 70% dos produtores rurais brasileiros usam algum tipo de tecnologia em suas propriedades”, diz coordenador da CBAP, Fabrício Juntolli. Segundo ele, a agricultura de precisão é mais empregada nas lavouras de grãos, tendo maior expressão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Trata-se de um sistema de gestão da produção que contribui para sustentabilidade e a competitividade da agricultura.”
As tecnologias e ferramentas de agricultura de precisão possibilitam, por exemplo, o uso racional de insumos agrícolas e a redução de perdas na agricultura. Com o emprego desse sistema, é possível obter dados provenientes da análise da propriedade subdividida em pequenas áreas (informações geográficas georreferenciadas), relativos à irrigação e às propriedades físicas do solo.
A audiência pública será realizada no Plenário 6, Anexo II, da Câmara dos Deputados, com transmissão via internet. Para acompanhar, clique aqui.
Mapa