Para apresentar o Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina no Espírito Santo, o Pró-Resina, aconteceu nesta terça-feira (09) no auditório do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de Jerônimo Monteiro, o 3º Workshop Pró-Resina. O objetivo foi apresentar o programa para os estudantes e professores, assim como demais interessados, e criar oportunidades de parcerias.
O Workshop foi realizado pela Ufes em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O primeiro workshop foi realizado em Ibitirama e o segundo em Venda Nova do Imigrante, ambos no mês de maio, para técnicos do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf-ES).
E Workshop contará com palestras de técnicos da Seag, Incaper, Ufes e Bandes a partir das 8 horas no auditório do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Federal do Espírito Santo no campus de Jerônimo Monteiro.
Pró-Resina
O Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina no Espírito Santo, o Pró-Resina, lançado em junho deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Seag, tem como objetivo fomentar a silvicultura, promover o reflorestamento e criar uma atividade de renda alternativa aos produtores rurais.
A ideia é implantar, preferencialmente em consórcio com outras culturas, oito mil novos hectares de Pinus nas Regiões Sul e Serrana, onde foi reconhecida a maior parte dos municípios considerados aptos ao plantio. Para incentivar a atividade, sementes com alto rendimento na produção de resina e madeira, e linhas de crédito especiais serão oferecidas aos produtores.
Atualmente, no Espírito Santo, a área plantada de Pinus é de cerca de 2.700 hectares, localizada principalmente em Conceição do Castelo, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins e Muniz Freire. Além desses, também apresentam solo e clima favoráveis ao cultivo os municípios de Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Ibitirama, Irupi, Divino São Lourenço, Dores de Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iúna, Alegre e Iconha.
A espécie de Pinus oferecida pelo Pró-Resina é a P. elliottii var. que é adaptada às condições edafoclimáticas – clima, relevo, temperatura, umidade do ar, entre outras – da Região Serrana do Estado e possui maior produtividade em resina.
Seag