Estão abertas as inscrições para o Curso de Produção de Mudas de Pinus, que será realizado nos dias 25 e 26 de julho, na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins. Serão oferecidas 20 vagas e os interessados podem se inscrever por meio do site www.seag.es.gov.br. O curso é gratuito.
No site, basta clicar no link “Curso de Produção de Mudas de Pinus”, localizado na parte direita da tela, e preencher o formulário de inscrição. A solicitação vai passar por seleção da equipe técnica.
O objetivo é promover a capacitação técnica para viveiros regionais interessados em firmar parceria com o Estado para atender o Pró Resina – Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina e madeira no Espírito Santo.
O Curso de Produção e Mudas de Pinus é uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
Pró-Resina
O Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina no Espírito Santo, o Pró-Resina — lançado em junho pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) — tem como objetivo fomentar a silvicultura, promover o reflorestamento e criar uma atividade de renda alternativa aos produtores rurais.
Com ele, a ideia é implantar, preferencialmente em consórcio com outras culturas, oito mil novos hectares de Pinus nas regiões Sul e Serrana, onde foi reconhecida a maior parte dos municípios considerados aptos ao plantio. Para ingressar na atividade, sementes com alto rendimento na produção de resina e madeira, e linhas de crédito especiais serão oferecidas aos produtores.
Atualmente, no Espírito Santo, a área plantada de Pinus é de cerca de 2.700 hectares, localizada principalmente nos municípios de Conceição do Castelo, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins e em Muniz Freire. Além deles, apresentam solo e clima favoráveis ao cultivo os municípios de Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Ibitirama, Irupi, Divino São Lourenço, Dores de Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iúna, Alegre e Iconha.
A espécie de Pinus oferecida pelo Pró-Resina é a P. elliottii var. elliottii, que é adaptada às condições edafoclimáticas – clima, relevo, temperatura, a umidade do ar, entre outros – da Região Serrana do estado e possui maior produtividade em resina.
Programação
25/7 (Segunda feira)
9h às 9h30: Programa Pró-Resina
Eng. Florestal Pedro Carvalho – SEAG
9h30 às 10h: Plantio de Pinus no Brasil
Eng. Florestal Tiago Godinho – INCAPER
10h às 10h15: Intervalo
10h15 às11h45: Resinagem e beneficiamento de resina
Prof. Juarez Benigno Paes – UFES
11h45 às 12h: Linhas de Financiamento para Viveiro
Paulo Sergio Federici – BANDES
12h às 13h: Intervalo de Almoço
13h às 13h30: Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM Afonso Lúcio Gomes Estrela de Freitas e Josimar de Almeida Cabral –SFA/ES
13h30 às 17h: Sistema de Produção de mudas de Pinus
(Cuidados com a semente, Substratos e recipientes e Formação das mudas) Resinas Brasil
26/7 (Terça feira)
8h às 12h: Sistema de Produção de mudas de Pinus
(Crescimento e rustificação das mudas, Controles fitossanitários e Expedição das mudas) Resinas Brasil
12h às 13h: Intervalo para almoço
13h às17h: Sistema de Produção de mudas de Pinus
(Exercício Prático – desde a quebra da dormência até a expedição) Resinas Brasil
Ingrid Castilho