O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), lança, nesta sexta-feira (03), o Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina no Espírito Santo, o PRÓ-RESINA. A solenidade de lançamento acontece no Salão Azul em Ibitirama, a partir das 10h, e conta com a presença do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.
O PRÓ-RESINA tem por objetivo implantar 8 mil novos hectares de Pinus no estado, preferencialmente em consórcio com outras culturas, como cafezais ou áreas de pecuária em solos com declive acentuado e expostos à erosão, a fim de incentivar com que a produção de goma-resina e madeira, produtos derivados do Pinus, sejam uma alternativa de renda a seus produtores em paralelo à preservação do ambiente, pelo reflorestamento. Com a expansão da área plantada, o programa também viabiliza a implantação de uma unidade industrial de processamento de goma-resina no Espírito Santo.
O PRÓ-RESINA é desenvolvido pela Seag, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Instituto de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Idaf), em parceria com o Grupo Resinas Brasil, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Federação de Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes).
Sementes melhoradas com alto rendimento em goma resina, testadas e utilizadas pelo Grupo Resinas Brasil, serão disponibilizadas a viveiros regionais por meio do Programa. Aos produtores rurais serão oferecidas linhas de crédito pelo Bandes com financiamentos de até R$ 5 milhões e com prazos de pagamento de até 12 anos.
Pinus
A atual área de Pinus plantada no Espírito Santo é de cerca de 2700 hectares, localizada principalmente nos municípios Conceição do Castelo, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins e Muniz Freire. Com o PRÓ-RESINA, a Seag espera fomentar o cultivo para outros municípios da região Sul-Serrana, considerados aptos para o plantio a partir de um estudo de zoneamento que identificou território com altitude de 500 metros a 1300 metros, onde as temperaturas são amenas e a deficiência hídrica pequena.
Além dos municípios onde já existe a cultura, estão dentro do estudo de zoneamento os municípios Santa Maria do Jetibá, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Ibitirama, Irupi, Divino São Lourenço, Dores de Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iúna, Alegre e Iconha.
Informações Adicionais:
Lançamento do Programa PRÓ-RESINA
Data: 03/06 (sexta-feira)
Horário: às 10h
Local: Cachoeira do Chiquito – Salão Azul – Ibitirama
Ingrid Castilho / Seag