Estado propõe política de incentivo à produção florestal

0

Aumentar a área com cobertura florestal do Estado, congregando a expansão da área de produção de produto florestal madeireiro e não madeireiro com novas possibilidades de renda para a agricultura familiar. Esse é o objetivo da Política Estadual de Incentivo à Cadeia Produtiva de Base Florestal do Espírito Santo, prevista no Projeto de Lei (PL) 186/2018, enviado pelo Executivo para análise dos deputados estaduais.

Segundo o governo, a medida visa diminuir a pressão por materiais dos remanescentes florestais da Mata Atlântica e contribuir na proteção de recursos hídricos. Em mensagem, o governador Paulo Hartung afirma que a política será sustentável e exitosa “por meio de parcerias baseadas em um modelo de gestão descentralizado, fundado na governança interinstitucional”.

A proposta procura potencializar as ações do já existente Programa Reflorestar, focado na restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal. Utiliza como instrumento a integração dos diferentes planos de silvicultura do Estado – Pró-Resina, Seringueira, Eucalipto, Palmáceas, Espécies florestais não tradicionais e o de integração da lavoura, pecuária, floresta e sistemas agroflorestais.

Web Ales / Luan Antunes

Compartilhar:

Deixar um Comentário