Aefes reprova atitude de proibição do plantio de eucalipto na Serra

0

O presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes), Eng. Florestal Lucas Souza Moraes de Jesus, protocolou ofício na Prefeitura da Serra, no dia 15 de março, que reprova a atitude de proibição do plantio de eucalipto no município. A proposta foi feita pelo vereador Aldair Celestino Xavier de Souza. A Aefes afirma que o vereador não possui conhecimento técnico sobre o assunto, já que o mesmo afirma que o plantio acentua a escassez hídrica.

De acordo com o Eng. Florestal, o consumo maior de água ocorre em períodos de chuvas, quando o nível da água no solo está mais elevado. Explica ainda que nos períodos em que o solo está mais seco, o consumo é mais reduzido devido à perda de água pela transpiração.

“Normalmente, as raízes do eucalipto não ultrapassam 2,5 metros de profundidade e não conseguem chegar aos lençóis freáticos, quase sempre localizados em profundidades bem maiores. E existe uma rigorosa legislação ambiental em áreas de recarga de água. No Espírito Santo mesmo há o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) – agente legal responsável pelo licenciamento ambiental da atividade de silvicultura”, afirma Jesus.

 

 

Daniel Alencastre

Compartilhar:

Deixar um Comentário