A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso começa no dia 1° de fevereiro. Todos os 5,5 milhões de bovinos e bubalinos menores de 12 meses devem ser imunizados. Para isso, os produtores devem procurar uma das 130 unidades locais, até o dia 29 de fevereiro, quando termina a campanha. O prazo para o pecuarista entregar a declaração da vacina é o dia 10 de março.
O superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso, Paulo Antônio da Costa Bilégo, disse que o objetivo da campanha é manter o índice de imunidade do rebanho sempre no patamar de 98 a 99%. “Temos de alcançar a meta para continuarmos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação”, ressaltou Bilégo.
Além da campanha realizada em fevereiro, o Estado de Mato Grosso promove mais duas etapas durante o ano. Em maio, os bovinos e bubalinos menores de 24 meses são imunizados e, em novembro, todo o rebanho. “É necessário vacinar os animais menores de 12 meses na etapa de fevereiro em função da concentração do nascimento de bezerros entre os meses de setembro e novembro. Além disso, o Estado faz fronteira com a Bolívia”, explica a chefe substituta do Serviço de Sanidade Agropecuária no Mato Grosso, Janice Barddal.
Em 2007, 98,4% dos animais menores de 12 meses foram vacinados. O rebanho do estado é de 25,6 milhões de cabeças.
Gazeta Mercantil