Uruguai quer importar aves do Brasil

0

 


O governo uruguaio pretende autorizar a importação, de forma transitória, de frangos do Brasil, para enfrentar “tendências especulativas” do setor, afirmou o ministro de Gado, Agricultura e Pesca, José Mujica.


 


“O governo se prepara para autorizar algumas importações de frango do Brasil, particularmente de Santa Catarina, que tem um status sanitário reconhecido do ponto de vista internacional”, disse Mujica .


 


“A medida busca fazer frente às tendências especulativas que se manifestaram recentemente neste setor”, apesar de o governo ter rebaixado o imposto sobre esse produto na tentativa de conter a alta dos preços.


 


O governo havia anunciado há duas semanas a redução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), enquanto os produtores do setor se comprometeram a reduzir o preço do frango, para beneficiar a população ante o encarecimento desse produto.


 


No entanto, após uma queda inicial, o preço do frango voltou a aumentar, chegando a um preço ao consumidor superior ao de antes da implementação da medida.


 


“Temos que utilizar os mecanismos de mercado até onde podemos, tentando colaborar com o consumidor, que é em geral quem paga as conseqüências”, disse, antes de pedir ao empresariado que “procure preservar a estabilidade econômica no país”.


 


O Uruguai não permitia até o momento a importação de frangos, com a alegação de proteção do status sanitário do país.


 


 


Gazeta Mercantil – SP


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário