UE retira restrição a gado inglês

0

 


A União Européia (UE) aceitou retirar, a partir de hoje (24-08), o embargo imposto à carne e aos produtos animais da Grã-Bretanha, em razão do aparecimento de um foco de febre aftosa, com exceção dos procedentes de uma zona de 10 quilômetros ao redor das fazendas infectadas.
“As exportações de animais vivos, carne e laticínios do território britânico poderão recomeçar, salvo os procedentes de uma área de 10 quilômetros no condado de Surrey (sudeste da Inglaterra)”, disse a Comissão Européia em um comunicado.
É nesta região que estão localizadas as duas fazendas contaminadas com o vírus no início de agosto e onde 500 animais foram abatidos. O reinício das exportações começará em 25 de agosto, precisou a nota. Entretanto, as vendas ao exterior estarão “sujeitas a rigorosos controles e supervisões veterinárias”, disse a Comissão.
O porta-voz da Comissão Européia para assuntos sanitários, Philip Tod, disse que haverá um aviso de três dias para as exportações e certificações a fim de garantir que a carne não é proveniente da zona limítrofe às fazendas britânicas afetadas. Mesmo assim, as autoridades britânicas mostraram-se satisfeitas com a decisão de seus parceiros europeus.


 


 


Gazeta Mercantil


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário