UE quer certificação para carne

0

 


O mal-estar diplomático entre Brasil e União Européia (UE) provocado pelo comércio de carne chega a um momento crucial. Bruxelas proporá que fazendas sejam certificadas para exportar, cabendo ao governo brasileiro fazer o controle. A iniciativa é considerada por especialistas na Europa um “cavalo-de-tróia” no Brasil, pois, na prática, ameaça a sobrevivência do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).


 


Amanhã, o comissário para Assuntos de Saúde Animal, Markus Kyprianou, apresentará seu projeto de limitação da venda brasileira aos demais comissários da UE. O debate será de caráter político e econômico, pois as restrições terão impacto sobre o preço da carne na Europa. No dia seguinte, o tema será votado no órgão formado por veterinários e técnicos da UE. Cada um dos 27 países é representado por um veterinário com direito a voto.


 


Se a limitação for aprovada, o Brasil pode registrar queda na venda de carne aos europeus em 2008. O Ministério da Agricultura aposta que as novas restrições não serão tão severas. Um fator que pesa é a pressão dos importadores europeus sobre a Comissão Européia. Com o embargo, eles terão perdas.


 


Nos últimos dias, o governo brasileiro tem feito gestões diplomáticas com autoridades européias para evitar que as restrições afetem muitas empresas. A idéia dos europeus é limitar o número de fazendas com autorização para exportar. Nos últimos dias, exportadores receberam informações de que o impacto do embargo é limitado.


 


As primeiras informações apontam que os europeus deixarão a cargo do governo federal a escolha das fazendas que poderão exportar. Há quem tema corrupção e medidas no Brasil para driblar o embargo. Isso porque os certificados poderiam ser vendidos no mercado negro, criando uma situação embaraçosa para o governo.


 


“O que os europeus estão fazendo é maquiavélico”, disse um analista. Nesse esquema, o mecanismo criado pelo Sisbov deixaria de funcionar.


 


O Estado de São Paulo


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário