Seminário Nacional reúne experiências exitosas de Ater de todo país

0

O Seminário Nacional de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) teve início nesta terça-feira (01), em Brasília. Para essa atividade, foram selecionadas 57 experiências exitosas em todo país que irão compor o Caderno ‘Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária’ edição 2015, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Divididos em 14 categorias, dentro de quatro eixos, os casos de sucesso estão sendo apresentados por instituições e entidades de Ater, durante o seminário que ocorre até esta quinta-feira (03). O Espírito Santo, representado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), teve três experiências selecionadas para compor o Caderno Nacional.

Entre as experiências capixabas estão "Otimização do Programa Nacional de Alimentação Escolar: informatização e integração entre engenheiros agrônomos e nutricionistas", do escritório local do Incaper em Cariacica; "Agroecologia, Agricultura Orgânica e Ater participativa e inclusiva: bases para a sustentabilidade da agricultura familiar", do escritório local de Iconha e "Jovens: Estratégias e manejo alternativo de controle de pragas aplicados à agricultura familiar", do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins.

Abertura do Seminário

“Esse grupo escolhido pode servir de aprendizado para outras regiões e territórios. A ideia é produzir novos cadernos, com o estímulo de promover e dar visibilidade as ações e se tornar referência nos temas da extensão rural”, salientou o coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva, na abertura do evento nesta terça-feira (01). “Sem Ater não tem política pública”, complementou.

Ele informou que foram recebidas 176 experiências de todo o país, entre as quais foram selecionadas 57 para compor o Caderno Nacional de Boas Práticas. “O objetivo da ação também consiste em valorizar o trabalho extensionista. Por isso, a realização do seminário ocorreu próximo ao dia do extensionista, 6 de dezembro”.

Dentre os temas expostos durante o Seminário Nacional, destacam-se: sistemas sustentáveis de produção de base agroecológica; gestão de Ater; comunicação para o desenvolvimento; Ater e crédito; mercado institucional; Ater e cooperativismo; Ater, mercados e arranjos produtivos; Ater para mulheres; Ater para povos e comunidades tradicionais; Ater para jovens rurais; assentados da reforma agrária; e agricultor experimentador.

 

 

Campo Vivo com informações do Incaper e MDA

Compartilhar:

Deixar um Comentário