As consequências da falta de chuva há quase um ano em algumas cidades do Espírito Santo já estão tendo reflexos negativos junto à população. Dezenove municípios do Estado já decretaram situação de emergência por conta da estiagem e agora esperam por auxílio dos governos Estadual e Federal.
Em Ecoporanga – última cidade a pedir socorro – cafeicultores e pecuaristas já contabilizam os danos causados pela falta de chuva. Em distritos como o assentamento Mirage (responsável por cerca de 25 mil sacas de café por ano), os prejuízos já passam dos R$ 750 mil. A produção de leite no município está 70% abaixo do esperado para essa época do ano e moradores de algumas localidades como Riberãozinho, Santa Teresinha e Dois de Setembro, sofrem com a falta de água até mesmo para beber.
Em uma atitude desesperada, o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa Filho, esteve em Vitória nesta segunda-feira (12), se reuniu com representantes da Defesa Civil e apresentou medidas que podem auxiliar os moradores da região no combate à seca. De acordo com o prefeito, a construção de reservatórios de água é prioridade no município.
“Nossa cidade vive uma crise profunda. Vim até Vitória procurar alternativas junto ao governo. Precisamos de mais retroescavadeiras para fazer reservatórios e acumular água. Não sei o que pode acontecer se a situação continuar desse jeito”. Comenta Pedro Costa.
Uma outra cidade atingida pela seca e que enfrenta sérios problemas com a estiagem é Colatina. O município registrou queda de 30% na produção de manga, principal recurso de renda para a população que vive no campo. No entanto, o Prefeito Guerino Balestrassi ainda não manifestou intenção de decretar estado de emergência na cidade.
Em três meses, 19 municípios já decretaram estado de emergência e agora esperam por recursos do governo. De acordo com a Defesa Civil Estadual, algumas cidades já foram visitadas para que fosse constatada a alarmante situação. Outras ainda aguardam a inspeção do órgão público. Os casos mais graves estão sendo acompanhados de perto pelo governo Federal.
As cidades em estado de emergência
Água Doce do Norte, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Montanha, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Ponto Belo, Presidente Kennedy, São Mateus, Vargem Alta e Vila Valério.
Previsão é de sol forte no Estado
Apesar da frente fria que se aproxima e de chuva rápida na região centro-sul do Espírito Santo na quarta-feira (14), a semana promete ser de muito sol nas demais localidades do Estado. Já no feriado da Proclamação da República, a previsão é de muito calor em todo o território capixaba. As Informações são do instituto de previsões meteorológicas Climatempo.
Redação Gazeta Rádios e Internet