Seag participa da assinatura dos contratos de habitação rural no norte do Estado

0

 


Representando o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) esteve presente na assinatura dos contratos de habitação rural, nesta segunda-feira (28), em Nova Venécia. Nessa primeira etapa foram firmados 256 contratos de unidades habitacionais entre a Federação dos Trabalhadores Rurais do Espírito Santo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, a Caixa Econômica Federal e os beneficiários.


 


Com investimentos no valor de R$ 10.600,00 por unidade construída, o Programa de  Habitação de Interesse Social Rural seleciona as famílias de baixa renda, que não possuem recursos próprios para realização da obra. Uma das vantagens é que o pequeno agricultor não terá que pagar prestação de financiamento, ou seja, através de recursos públicos estadual e federal o trabalhador vai adquirir o material para a obra.


 


Para o secretário Estadual de Agricultura, César Colnago, é importante investir no interior e, principalmente, nos pequenos agricultores que são a base da agricultura capixaba. “A habitação é uma das políticas mais importantes e um direito do cidadão. O programa tem importante função social, pois garante qualidade de vida e permanência das famílias no campo, o que evita o êxodo rural”, afirmou. Colnago, que  aproveitou para anunciar que para 2008 já estão assegurados recursos para a construção de mais 500 casas.


 


Melhorar a vida de cada agricultor beneficiado é o objetivo da Caixa Econômica Federal, segundo o superintendente regional em exercício, Guido Broeto. “Depois desta grande empreitada para conseguir reunir a papelada necessária para adesão ao programa, hoje estamos assinando esses contratos que com certeza irão trazer um futuro melhor para os filhos desses produtores”, disse.


 


“Os agricultores estão animados em assinar esses convênios. É o compromisso do sindicato com os trabalhadores e uma parceria com a Seag e a Caixa”, afirmou o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Espírito Santo, Natalino Cassaro.


 


As casas serão construídas nos seguintes municípios:


Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Pancas, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Sooretama, Águia Branca, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Vila Valério, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Colatina e Governador Lindenberg.


 


A Seag e a Caixa Econômica Federal participam do programa repassando recursos para aquisição de materiais de construção. A mão-de-obra para construção e o terreno ficará sob a responsabilidade do beneficiário cadastrado no Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH).


 


Na solenidade também estiveram presentes deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região, o superintendente do Incra, Jerônimo Brumatti e representantes de sindicatos, entre outras autoridades.


 


 


Gerência de Informação e Análise – Seag

Compartilhar:

Deixar um Comentário