A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), liberou aproximadamente R$ 300 mil para a compra três estações meteorológicas e de materiais como termômetros e pluviômetros para manutenção das redes já existentes, que irão complementar o Sistema de Informações Agrometeorológicas do Estado do Espírito Santo (Siag).
As novas unidades serão instaladas em pontos climáticos estratégicos e diferenciados, ainda não monitorados. São locais com grande influência de oscilação das chuvas e importância agrícola entre outros fatores de destaque. As informações serão captadas, processadas e disponibilizadas para elaboração de estudos meteorológicos e também em apoio aos produtores e sociedade em geral.
Para o coordenador do Siag, José Geraldo Ferreira da Silva, as novas aquisições “tornam o monitoramento mais preciso, possibilitando fazer a previsão de tempo a médio e longo prazo. Além disso, favorece ao agricultor, já que com a informação precisa da região onde mora, ele pode fazer o manejo adequado em sua lavoura”.
Com o armazenamento de dados meteorológicos de diferentes pontos do Estado é possível “criar um banco de dados climáticos específicos de cada região”, acrescenta José Geraldo.
Assessoria de Comunicação da Seag