A Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva de frutas no Estado. Para facilitar a comercialização da manga, cuja safra terá início no próximo mês de dezembro, cerca de 2.000 caixas plásticas “tipo mercado” foram repassadas para a Cooperativa de Agricultores Familiares de Colatina (CAF), na última semana.
A Seag vem atuando na articulação entre o seguimento industrial, cooperativas e associações de produtores para incrementar a fruticultura no Espírito Santo. O órgão também está adquirindo, e repassando para os produtores, mudas de plantas frutíferas. A iniciativa tem como objetivo estruturar a comercialização da produção de frutas, importante atividade para a agricultura de base familiar do Estado.
“A fruticultura capixaba está passando por um momento bastante interessante, pois uma grande empresa de polpa está se estabelecendo na região de Linhares, e com isso vai aumentar muito a demanda por frutas tropicais como a manga, goiaba, o mamão e o abacaxi”, explica o coordenador do programa de fruticultura da Seag, Dalmo Nogueira.
O produtor interessado em adquirir mudas frutíferas deve procurar o escritório do Incaper de sua cidade e fazer a reivindicação.
Gerência de Informação e Análise – Seag