Projeto da Ceplac é aprovado pelo CNPQ

0

 


A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) do Estado do Espírito Santo conseguiu aprovar junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o projeto de pesquisa “efeito do silício sobre aspectos fisiológicos da resistência do cacaueiro à vassoura-de-bruxa”, na faixa de até R$ 20 mil.


 


A CEPLAC e o órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia aprovaram o projeto depois de um teste com o silício. O elemento mineral apresentou excelentes resultados no controle de várias doenças em outras culturas. Dentre os testes, alguns mostraram resultados promissões em mudas de cacau.


 


O projeto faz parte do programa emergencial para recuperação da lavoura cacaueira proposto em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Estado (SEAG-ES) e deverá ter duração de dois anos. Os resultados obtidos após esse período serão repassados à comunidade científica, aos extensionistas e aos cacaueiros.


 


O projeto que envolve silício no tratamento da vassoura-de-bruxa foi idealizado pela equipe de pesquisa da Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP), subordinada à Gerência da Ceplac no Espírito Santo (GERES). Além da participação dos seguintes pesquisadores e estagiários: Professor Dr. Marco Antônio Galeas Aguilar da CEPLAC-ES, Dr. Enilton Nascimento de Santana do INCAPER-ES, Dr. Carlos Alberto Spaggiari Souza do CEPLAC-ES, Paulo Roberto Siqueira também do CEPLAC-GERES, Daniele Ferraço Caliman (Mestranda da UFES), Professor da UFES Dr. Luiz Fernando Ganassali de Oliveira, Ediovan Patrocínio Boone (Estudante de Ciências Biológicas) e Jelber Rigato Cao (Estudante de Ciências Biológicas).


 


O “efeito do silício sobre aspectos fisiológicos da resistência do cacaueiro à vassoura-de-bruxa”, foi aprovado dentre os 4.080 projetos acatados entre os cerca de 15 mil apresentados ao CNPQ, em busca de melhorias na agricultura capixaba.


 


 


Correio do Estado – ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário