O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aqüicultura e Pesca (Seag), e a Trop Frutas do Brasil assinam, nesta terça-feira (21), em Jaguaré, às 10 horas, e em Aracruz, às 15 horas, um contrato que garante a compra por dez anos da produção de maracujá dos produtores cooperados das regiões.
O preço mínimo é baseado no custo da produção e vai beneficiar mais de 100 agricultores das regiões. O mercado de sucos de polpas está em ascensão. Com a implantação efetiva de indústria de processamento de polpa no Estado, a cultura tem se tornado uma grande alternativa de diversificação para agricultura capixaba, devido à sua adaptação às condições climáticas de diferentes regiões, e a sua boa rentabilidade. Além disso, a garantia de compra por parte da indústria, que tem fechado contratos com as cooperativas de produtores com preço mínimo pré-fixado, é outro atrativo para os agricultores.
“O diferencial do Espírito Santo é que trabalhamos com as duas pontas: produtor e indústria, isso faz parte do projeto de Governo. É uma atividade que tem por finalidade atender e satisfazer a todos”, diz o gerente do Programa da Fruticultura da Seag, Dalmo Nogueira.
Em Jaguaré o contrato é uma parceria da Seag, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junto com a Cooperativa de Produtores Rurais de Jaguaré (Coopruj) e a Trop Frutas Brasil. Já em Aracruz, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores da Região de Aracruz (Cafeicruz), são parceiras do Incaper e da empresa.
Texto e foto:
Assessoria de Comunicação da Seag