Presidente de sindicato teme por mortes de animais em Pinheiros

0

O presidente do Sindicato Rural de Pinheiros, Francisco Antônio Martins dos Santos, avalia que a situação na agropecuária é muito grave. Um dos temores com a falta de água é o aumento no número de mortes de animais.

“Nós temos que rogar muito a Deus para que chova. Se não houver chuva imediata, vamos ter mais problemas de perdas de animais. Vamos ter não, já estamos tendo, só que ainda não tão significativa” – disse Francisco Santos, prevendo um agravamento deste problema com a continuidade da escassez hídrica.

A agricultura também sofre nestes tempos de estiagem prolongada. “Estamos muito preocupados porque nossos produtores não conseguirão arcar com as responsabilidades deles em função da queda de produção, provocando inclusive esta descapitalização, com venda de patrimônio, para sanar as dívidas”, disse o presidente do Sindicato Rural de Pinheiros.

Francisco estima que a perda da produção na agricultura supera os 50%, incluindo a cafeicultura, com a mesma perspectiva para a pecuária leiteira. Outra cultura fortemente afetada por fatores climáticos é a do mamão, “que sempre consideramos uma perda pequena”. Ele explica que a temperatura elevada provocou abortamento floral nos mamoeiros e os produtores ainda não estão em condições de irrigar por falta de água.

 

 

Tribuna do Cricaré

Compartilhar:

Deixar um Comentário