Prefeitura de Linhares muda posição e orienta sobre irrigação com água do Rio Doce

0

Após a divulgação de que a água do Rio Doce no município estaria imprópria para o consumo, irrigação e abastecimento animal na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Linhares voltou atrás e agora fará recomendações para uso da água do Rio para irrigação.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (26), no Sindicato Rural de Linhares, agricultores e técnicos discutiram com o secretário de Agricultura, Mauro Rossoni Júnior, e o secretário de Meio Ambiente de Linhares, Rodrigo Paneto, levando apontamentos e pesquisas, com a intenção de impedir a suspensão da irrigação nas lavouras. O pedido foi atendido, porém com algumas orientações sobre o uso da água.

O Secretário de Agricultura de Linhares, Mauro Rossoni Júnior, falou sobre a decisão de suspender a irrigação. "Na quarta-feira estávamos com dados preliminares sem saber se esta água poderia ou não prejudicar nossas plantações, então passamos a informação pedindo para não irrigar".

Rossoni disse ainda sobre a importância da reunião e da atuação dos profissionais para a resolução da questão. "Através da reunião com produtores, Sindicato Rural, CREA e SEEA, consultando profissionais gabaritados no assunto, fizemos uma nota recomendatória que será emitida aos produtores que utilizam irrigação às margens do Rio Doce, para poder fazer a irrigação, mas consciente, com cuidados", destacou o secretário.

Dentre as recomendações que irão constar na nota, que será publicada em breve, está a utilização de filtros em irrigações de baixa vazão, acompanhamento de agrônomos e retrolavagem das irrigações.

 

 

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário