O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Jacimar Luis de Souza, foi o grande vencedor do Prêmio Ecologia 2007, na categoria “Pesquisa Científica”.
O resultado foi anunciado na manhã desta terça-feira (27), no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Jacimar venceu a disputa com o projeto “Seqüestro de carbono em solos agrícolas sob manejo orgânico para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa”.
Durante dez anos, o pesquisador coordenou os trabalhos da equipe do Incaper que estudou o potencial existente no sistema orgânico de produção agrícola para a reciclagem e seqüestro de carbono da atmosfera. “Conduzindo a agricultura neste modelo, foi possível manter no solo 2,36 toneladas de carbono por hectare/ano. Se esse desempenho for reproduzido em toda área agrícola do Brasil, que é de aproximadamente 57 milhões de hectares, o seqüestro de carbono chegaria a 135 mil toneladas de carbono por ano, quantidade superior em dez vezes a emissão brasileira atual do gás na atmosfera”, destaca Jacimar.
A comparação do pesquisador é baseada no índice médio anual de 12,65 mil toneladas/ano da emissão de carbono no Brasil, apresentado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o presidente do Incaper, Enio Bergoli, a premiação do trabalho apresentado é mais uma conquista do instituto na geração de conhecimentos destinados ao enfrentamento de um tema contemporâneo, que é o aquecimento global. “Em 2007, nesse setor, o Incaper promoveu o Congresso Brasileiro de Agroecologia e consolidou as Unidades de Educação Ambiental, na Fazenda Jucuruaba, em Viana, e de Produção Animal Agroecológica, em Linhares. Além disso, conduzimos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco na produção de alimentos saudáveis, com proteção ao homem e ao meio-ambiente”, completa Bergoli.
O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e visa a destacar ações relevantes relacionadas ao meio ambiente para promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. Na edição 2007, 284 trabalhos concorreram ao Prêmio nas categorias Pesquisa, Educacional, Empresarial, Jornalismo, ONGs, Fotografia e Experiência de Sucesso.
Assessoria de Comunicação do Incaper