Nutrição correta é a melhor forma de prevenção de cólicas em cavalos

0

 


A cólica, um dos problemas que mais ocasiona a morte de cavalos, tem várias causas, mas a principal delas é acidose, resultado de um desequilíbrio do pH do trato digestivo do cavalo, que além de acabar com os microorganismos que auxiliam na digestão, promove o crescimento de microorganismos maléficos.


 


Por isso, nutrição e manejos corretos são a opção mais eficiente para prevenir que o animal não sofra deste mal. “Neste cenário, surgem os probióticos na formulação das rações para manter o pH estável, servindo de substrato para o crescimento de agentes benéficos à flora intestinal”, explica o médico veterinário Alessandro Lima, gerente de produtos para eqüinos da Cargill Nutrição Animal – Purina, empresa que reformulou toda sua linha de programas alimentares, incluindo os probióticos em duas delas.

Para se ter uma idéia da importância dos probióticos na alimentação do animal, basta ver seus resultados: melhor aproveitamento do alimento, conseqüente aumento do ganho de peso e crescimento dos potros; melhor estado geral do cavalo; maior produção de leite em éguas de cria; e cavalos atletas com desempenho superior em competições.

O cavalo é um ser herbívoro. Quando era um animal selvagem, sua alimentação se baseava totalmente em forragens, mas com a sua domesticação, sua dieta foi alterada e eles passaram a receber o alimento fornecido pelo homem. Por isso, a saúde destes animais depende de um bom manejo. “Com a utilização de rações com alta tecnologia e matérias-primas selecionadas, minimizamos os riscos, já que elas fornecem energia, por meio de altos níveis de óleo e baixos níveis de amido, que podem causar a cólica se oferecidos em excesso”, enfatiza o médico veterinário.

Mas a nutrição correta não é importante apenas para prevenir a cólica. Quando bem planejada e desenvolvida, ajuda a reduzir os custos com medicamentos e suplementos. Lima orienta, ainda, que “a nutrição de potros com até 18 meses também precisa ser bem assistida, com produtos específicos para cada fase de desenvolvimento, uma vez que o animal não tem ganho de peso compensatório depois que passa essa etapa”.

Outros cuidados que devem ser tomados por todos os criadores são: disponibilização de água limpa e de qualidade; gramíneas de qualidade também à disposição dos cavalos; e rações de qualidade produzidas por empresas que façam um controle dos níveis nutricionais adequados para cada fase de desenvolvimento do cavalo e possuam controle de qualidade dos ingredientes utilizados.


 


 


Alfapress Comunicações

Compartilhar:

Deixar um Comentário