A produção de café na Índia deverá cair para seu menor volume em 19 anos à medida que o clima seco está prejudicando as plantações nesse que é o terceiro maior produtor de café da Ásia. A produção declinará pelo menos 30% na estação de colheita, que começa em primeiro de outubro, comparado com um recorde de 350.000 toneladas no ano anterior, de acordo com o membro e ex-presidente da Associação de Produtores de Karnataka, Nishant Gurjer. Isso significaria uma colheita de 245.000 toneladas, a menor desde 1997-1998, de acordo com dados do Coffee Board.
A menor colheita cortará as exportações indianas, apoiando os preços do arábicaque entraram no mercado no mês passado em meio a preocupações de que a oferta global continuará a reduzir devido às perdas induzidas pelo El Niño na América do Sul e no Sudeste da Ásia. Os envios da Índia, que exporta mais de 70% de sua produção, poderão cair em 2016-2017 com relação ao ano anterior, disse Gurjer.
“A floração não tem sido muito boa, porque as chuvas foram bem fracas. Esse não é um cenário muito reconfortante. Haverá uma queda mínima de 30% na produção. Poderá ser mais, poderá ser menos, dependendo de como o clima se desenvolver dentro de uma semana a 15 dias”.
A Índia produz principalmente café robusta. A produção de robusta pode cair em pelo menos 25% a 30%, enquanto as altas temperaturas estão ameaçando o café arábica com o surto da "broca branca do caule" ("white stem borer"), disse Gurjer.
“Onde não há irrigação, o café robusta tem sido prejudicado e eu diria que bastante”, disse o presidente do Índia Coffee Trust e membro do Coffee Board, Kumar Bhandari. “Haverá danos ao arábica devido ao intenso calor”.
Karnataka, o maior estado produtor de café, recebeu chuvas 52% abaixo da média entre 1 de março e 20 de abril, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia. As chuvas foram 51% menores que a média em Kerala, enquanto foi 81% menores em Tamil Nadu.
As exportações de café da Índia aumentaram em 13%, para 319.734 toneladas em 12 meses até 31 de março com relação ao ano anterior.
CaféPoint