Livro sobre valores orientadores de qualidade de solos no Estado é lançado

0

Uma publicação inédita foi lançada nesta terça-feira (22) pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Trata-se do livro “Valores Orientadores de Qualidade de Solos no Espírito Santo”, cujo lançamento ocorreu na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

O livro foi organizado pelos pesquisadores do Incaper, Adelaide de F. Santana da Costa e pelo gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Aureliano Nogueira da Costa. A construção do livro contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), de técnicas do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e dos pesquisadores e extensionistas dos escritórios locais de desenvolvimento rural do Incaper.

O conteúdo atende uma demanda prioritária da área ambiental e foi elaborado com o propósito de subsidiar as tomadas de decisões para a redução de passivos ambientais, com o controle contínuo das atividades potencialmente poluidoras, utilizando parâmetros e limites reais às características dos recursos naturais do Espírito Santo.

Em sete capítulos, o Incaper reuniu uma equipe de profissionais qualificados para buscar informações técnico-cientificas, por meio de pesquisa, e apresentar uma série de conhecimentos sobre as propriedades físico-químicas, qualidades de solos, substâncias orgânicas poluentes, análise e monitoramento de metais pesados, além de estabelecer valores orientadores de qualidade de solos para a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória, que podem servir de referência enquanto o trabalho de avaliação da qualidade dos solos não se estender em outras bacias hidrográficas do Estado. 

Dentre os conteúdos técnicos apresentados nesta publicação estão os aspectos gerais dos solos do Espírito Santo; qualidade dos solos; influência de propriedades e características químicas dos solos na disponibilidade de metais pesados; análise e monitoramento dos metais pesados nos solos; substâncias orgânicas poluentes do solo; metodologias para determinação de valores orientadores de qualidade dos solos e os resultados dos valores orientadores de qualidade dos solos na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria de Vitória.

Segundo Aureliano Nogueira, os valores de referência “estabelecem o que originalmente existe, com relação aos minerais que as plantas utilizam e os metais considerados pesados, além de componentes orgânicos e todas as categorias de solo existentes na bacia do Rio Santa Maria da Vitória”. 

“Os solos sem interferência antropogênica, avaliados no Espírito Santo, não representam riscos potenciais à saúde humana”, acrescentou o pesquisador. 

De acordo com Adelaide, que coordena o projeto de pesquisa apoiado pela Fapes, as informações disponibilizadas no trabalho poderão ser utilizadas por órgãos ambientais ou de fiscalização sobre o nível de detecção de contaminantes. “Os valores orientadores de qualidade de solos obtidos para outros estados ou países podem ser utilizados de forma comparativa, mas não devem ser aplicados como referencial para o Espírito Santo, sob o risco de mascarar os reais impactos ambientais e à saúde humana”, completou. 

Adelaide da Costa também destacou que os resultados técnico-científicos contribuirão para minimizar os riscos de contaminação de solos, por meio de uma gestão adequada das atividades potencialmente poluidoras, uma vez que as fontes de contaminação são diversas e exigem conhecimento específico para a sua mitigação. 

Para o presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, “a bacia do Rio Santa Maria é potente no que diz respeito à produção de água e de alimentos e, nesse sentido, os dados contribuem com os trabalhos técnicos nas microbacias, além de mostrar que uma agricultura bem praticada não é nociva ao meio ambiente”. 

“Foi um trabalho voltado para uma pesquisa explicativa e por isso foi tão importante a aproximação com o Incaper para que tivéssemos suporte. Esse produto dos valores orientadores já foi um primeiro passo e esperamos que o Governo continue nos apoiando no sentido de ampliar esse trabalho para as outras bacias hidrográficas, o que contribui para o controle ambiental do Estado”, completou o Engenheiro Químico e Analista de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos (Iema e Agerh), Tiago Gusmão Rohr. 

O livro está disponível online. Acesse: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/1073/1/BRT-valores-orientadores-qualidade-de-solos-acosta.pdf

 

 

Tatiana Caus

Compartilhar:

Deixar um Comentário