O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inicia, nesta segunda-feira (10), um curso de inseminação artificial bovina para gado de leite.
As capacitações acontecem até sexta-feira (14), no Centro de Treinamento de Bovinocultura que o Incaper mantém no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste, em Linhares, sempre a partir das 8 horas.
Ao todo, 15 participantes acompanham os trabalhos teóricos e práticos sobre os procedimentos indicados à prática da inseminação artificial.
De acordo com o instrutor do Incaper, Antônio Bezerra, a inseminação artificial contribui positivamente para a melhoria da qualidade genética do rebanho capixaba.
Criado em 2001, o Centro de Treinamento de Bovinocultura oferece, mensalmente, cursos em diversas áreas. Mais de mil trabalhadores rurais com atuação em pecuária, no Espírito Santo e de outros estados, já foram capacitados no local.
A melhoria da qualidade do leite no Espírito Santo é um dos objetivos do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag), que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).
Para o curso, a Seag e o Incaper contam com as parcerias do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Casa do Adubo e da Lagoa da Serra.
Assessoria de Comunicação do Incaper