O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia promovem nesta quarta-feira (29) um dia especial sobre a cultura da seringueira. Os trabalhos acontecem na Câmara Municipal, a partir das 8h30, com a participação de aproximadamente 100 produtores da região.
Na oportunidade, técnicos do Incaper, da iniciativa privada e produtores vão trocar informações e experiências sobre temas relacionados à atividade. Em destaque, os custos de produção, a rentabilidade dos seringais e o potencial de investimento do município. Logo após, o grupo segue para uma propriedade onde farão uma capacitação prática.
“A seringueira é uma planta com potenciais econômicos e ambientais. Além de gerar renda com a produção de látex, ela é uma árvore que recupera o solo e pode ser consorciada com outras culturas. O Brasil é importador de borracha natural, com isso, o látex tem mercado garantido”, destaca o engenheiro agrônomo do Incaper de Nova Venécia, Álvaro Vago.
No município, os seringais ocupam aproximadamente 104 hectares, com produção anual de 60 toneladas de látex.
Assessoria de Comunicação do Incaper