Incaper orienta criadores de gado de leite em Aracruz

0

 


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Aracruz promovem, nesta sexta-feira (09), na localidade de Guararema, comunidade de Santa Rosa, um dia de campo sobre pecuária leiteira.


 


Os trabalhos acontecem, a partir das 9 horas, na propriedade de Edílson Ribeiro, e cerca de 100 agricultores familiares devem participar.
 
As capacitações são divididas em três estações, coordenadas por técnicos do Incaper e da iniciativa privada, e vão abordar a adição da cana-de-açúcar ao capim para complementar a alimentação dos animais, formação e manejo de canaviais na propriedade como reserva alimentar para o gado e técnicas de alimentação de vacas à pasto e a partir das capineiras.
 
“Esse é um trabalho de capacitação e de conscientização dos produtores que pode acabar com esse desespero nos períodos mais secos do ano. A estiagem é um fenômeno que acontece todos os anos e o produtor tem que se programar. Implantar pequenas áreas com cana-de-açúcar na propriedade não custa caro e resolve o problema de alimentação do rebanho no período que chove pouco”, destaca o zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins, um dos instrutores do dia de campo.
 
Após as capacitações técnicas de campo, os participantes vão receber informações sobre os benefícios encontrados pelo produtor rural, quando ele opta por contratar crédito financeiro por meio das linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
 
Em Aracruz, as pastagens destinadas à pecuária de leite e de corte ocupam cerca de 3.5 mil hectares. O rebanho do município é de quatro mil animais e a produção diária de leite, neste período mais seco do ano, é de nove mil litros.


 


 


Assessoria de Comunicação / Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário