O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Fundão promovem nesta quarta-feira (21), no município, um encontro para capacitação técnica de cafeicultores.
Os trabalhos acontecem na Cabana do Matoso, na comunidade do Encruzo, a partir das 8 horas, com a participação de aproximadamente 250 produtores familiares da região.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper de Fundão, Ismael Fernandes de Almeida, a prática tem como objetivo melhorar o conhecimento do produtor rural para aumentar a produtividade das lavouras e a qualidade da produção.
“O trabalho não pode parar. Sempre há uma técnica nova que auxilia o produtor no trato com a cultura. A cultura do café é muito importante para a região e o Conilon é uma espécie que responde bem a tecnologia aplicada”, completa Ismael.
No encontro, serão abordados quatro temas de capacitação. Primeiro, será a vez dos técnicos do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) apresentar as características de mercado do produto. A seguir, os pesquisadores do Incaper, Romário Ferrão e Abraão Verdim, coordenam as discussões sobre o melhoramento genético no Conilon e as técnicas de manejo do cafeeiro, respectivamente. E, por último, o engenheiro agrônomo da Casa do Adubo, Francisco Felner, fala aos produtores sobre a nutrição do cafeeiro.
Em Fundão, as lavouras de Conilon ocupam 2,7 mil hectares e aproximadamente 450 trabalhadores rurais. Na última safra, a produção total foi de 50 mil sacas beneficiadas.
Assessoria de Comunicação do Incaper