O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) anuncia, nesta quarta-feira (24), a partir das 18 horas, no British Council São Paulo – Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, São Paulo, os vencedores para a Região Sudeste do Brasil, da edição 2007 do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.
São seis categorias em disputa e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa no segmento “Instituição de Ciência & Tecnologia”, que é destinado às instituições públicas e privadas que desenvolvam atividades de pesquisa de caráter científico e tecnológico nas mais variadas áreas, aos núcleos de inovação tecnológica e aos escritórios de patente.
Estarão presentes à cerimônia o presidente e o chefe do Departamento de Pesquisas do Incaper, Enio Bergoli e José Aires Ventura, respectivamente.
O Incaper é um dos três finalistas da categoria, na qual concorrem as principais instituições do País que desenvolvem conhecimento científico. “Já é uma vitória e uma honra para nós do Incaper estarmos entre os três finalistas. Neste ano o Instituto completa 51 anos de atuação com serviços reconhecidos pela sociedade capixaba e brasileira. Acabamos de lançar uma variedade de milho que é muito mais nutritiva do que as existentes no mercado e 100% adequada ao modo de produção familiar”, destaca o presidente do Incaper, Enio Bergoli.
Concedido pelo MCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o prêmio é o principal do setor no Brasil e é um instrumento criado para identificar, divulgar e premiar esforços inovadores desenvolvidos e aplicados no território nacional.
Dentre as 214 inscrições na Região Sudeste, o MCT selecionou os 18 finalistas nas seis categorias: Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T e Inovação Social. Foram premiadas 14 propostas de São Paulo, uma de Minas Gerais, uma do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo – Incaper e Ufes.
Neste universo, participam as mais renomadas instituições de ciência e tecnologia, como USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas, Embrapa, ITA, IAC, Embraer, dentre outras e os primeiros colocados em cada categoria disputam a etapa nacional, que acontecerá em novembro, em Brasília.
Assessoria de Comunicação / Incaper