O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove nesta quinta-feira (27), em Água Doce do Norte, no extremo Noroeste do Estado, um encontro para capacitação de produtores familiares sobre as tecnologias disponíveis para o aumento da produtividade e da qualidade do café Conilon.
Os trabalhos acontecem no ginásio poliesportivo do município, a partir das 12 horas, e 120 cafeicultores já confirmaram participação. Na oportunidade, os técnicos do Incaper Abraão Verdin e João Perinni vão coordenar as discussões sobre as tecnologias e os avanços conquistados na cafeicultura de Conilon e o manejo da irrigação nas lavouras.
“Em Água Doce os produtores cultivam o café arábica e o Conilon. Na atual safra, a produção total foi de 40 mil sacas. Nosso município apresenta uma das menores produtividades médias do Estado, com cerca de 12 sacas por hectare. Esse encontro é para apresentar as tecnologias existentes sobre Conilon aos nossos cafeicultores”, destaca o técnico em agropecuária do Incaper do município, Nélio Barbosa.
De acordo com o presidente do Incaper, Enio Bergoli, que também vai estar presente ao encontro, as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto são adequadas a todas as regiões do Estado e, com a apropriação dos cafeicultores, gradativamente a capacidade de produção das lavouras vai aumentar no município.
“Nos municípios do litoral Norte capixaba os cafezais de Conilon são os mais produtivos e competitivos do Brasil. Aracruz, Linhares, Jaguaré e São Mateus lideram esse avanço. Nosso desafio é reproduzir esse desempenho no Noroeste. Temos tecnologia suficiente para atingir esse objetivo”, completa Bergoli.
Nos últimos 14 anos, devido às variedades melhoradas geneticamente e às tecnologias desenvolvidas pelo Incaper para o Conilon, a atividade conquistou um incremento impressionante no Espírito Santo. Com apenas 11% de aumento na área plantada, a produtividade das lavouras capixabas cresceu 178% e a produção, 213%, culminando na safra recorde atual de 7,5 milhões de sacas.
Assessoria de Comunicação do Incaper