Governo assina protocolo para liberação de crédito especial para cafeicultura

0

 


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com o Banco do Brasil, assina na próxima terça-feira (15) o Protocolo de Intenções para liberação de crédito rural para cafeicultores do Espírito Santo. A solenidade será no Palácio Anchieta, em Vitória, às 15 horas.


 


Esse protocolo tem como objetivo apoiar a renovação e a substituição de lavouras de Café Arábica e Conilon por novas lavouras, formadas a partir de materiais genéticos de melhor desempenho em termos de produtividade e qualidade de produção. Serão beneficiados os produtores rurais que se dedicam à cafeicultura diretamente, ou por meio de suas cooperativas e associações.


 


O documento permitirá o financiamento de itens relacionados com os seguintes investimentos na propriedade rural: a) renovação e substituição do parque cafeeiro; b) conversão dos cafezais tradicionais em orgânicos; c) adoção de práticas de conservação dos solos; d) captação, retenção e armazenagem de água; e) aquisição de máquinas e equipamentos para a atividade; f) recuperação de áreas relevantes para a adequação ambiental da propriedade; e g) outros investimentos necessários para a exploração sustentável da cafeicultura;


 


Para a concessão dos financiamentos serão colocados à disposição pelo banco, em cinco anos, recursos no valor de R$ 200.000.000, sendo R$ 40.000.000 para a safra 2007/2008. Serão considerados prioritários os municípios e as regiões caracterizados por baixos índices de produtividade das lavouras cafeeiras e por deficiência hídrica acentuada, comparativamente aos índices pluviométricos médios registrados no Estado nos últimos 30 anos.


 


Para cada finalidade de financiamento proposto serão disponibilizadas as linhas de crédito/fontes de recursos mais adequadas, de acordo com os programas governamentais, produtos e serviços específicos do banco e as respectivas dotações orçamentárias e disponibilidades financeiras.



Assessoria de Comunicação / Seag

Compartilhar:

Deixar um Comentário