As exportações brasileiras de couro do Brasil cresceram 26,5% até julho de 2007, em relação ao mesmo período de 2006, alcançando US$ 1,28 bilhão, segundo cálculos do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CIB).
Os embarques de couro superam em 15% as vendas externas de calçados do Brasil (US$ 1,11 bilhão) e representam 50% das exportações brasileiras de carne bovina (US$ 2,5 bilhões), no acumulado dos sete primeiros meses deste ano.
Houve um ligeiro aumento de 12% nas importações de couro, alcançando US$ 89 milhões, resultando em um saldo da balança comercial do couro de US$ 1,19 bilhão.
As vendas externas de couro de maior valor agregado (semi-acabado e acabado) responderam por 64% das receitas das exportações brasileiras. Já o preço médio do couro bovino brasileiro exportado foi de US$ 63,28, representando aumento de 29% em relação ao preço médio obtido no mesmo período de 2006.
Os tradicionais estados exportadores de couro continuaram expandindo seus embarques, e apresentaram as seguintes participações: São Paulo (35%), Rio Grande do Sul (24%), Paraná (6,55%) e Mato Grosso do Sul (6,3%).
Os principais países importadores do couro brasileiro continuam sendo China (incluindo Hong Kong), com participação de 35%, Itália (27%) e EUA (10%).
Os demais mercados do produto nacional são a Indonésia (crescimento de 59%, de US$ 24 milhões para US$ 38,13 milhões), Vietnã (elevação de 73%, de US$ 17,15 milhões para US$ 29,70 milhões), Coréia do Sul (11%, de US$ 24,83 milhões para US$ 27,48 milhões) e México (aumento de 164%, saindo de US$ 8,66 milhões para US$ 22,83 milhões).
O acumulado até julho também registrou o aumento nas vendas para outros países que não são importadores tradicionais do couro brasileiro como é o caso das Filipinas que aumentou suas compras em 268 vezes, de US$ 4,84 mil para US$ 1,3 milhão, República Tcheca (324 vezes, saltando de US$ 28,73 mil para US$ 1,57 milhão) e Nova Zelândia (160 vezes, saindo de US$ 332 para US$ 52,86 mil).
Comunicação CICB