O deputado federal Evair de Melo (PV/ES) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a criação de linha de crédito rural, com taxas de juros diferenciadas para o financiamento dos custos associados à adoção de técnicas modernas de reprodução de bovinos e de outros ruminantes, tais como a aquisição de sêmen, a inseminação artificial, a fertilização in vitro e a transferência de embriões.
No documento, o deputado destaca as transformações significativas da pecuária bovina brasileira nos últimos anos, baseadas nas inovações tecnológicas voltadas para o incremento da eficiência produtiva, com elevação da competitividade e da produtividade. Quanto aos ganhos de produtividade, os esforços do setor têm focado dois objetivos principais: a elevação da capacidade de suporte das pastagens; e a redução da idade com que os animais são abatidos. “Esse último aspecto depende basicamente da precocidade obtida nos programas de melhoramento genético e da eficiência na conversão alimentar do rebanho nacional”, observa Evair.
Mas, de acordo com o parlamentar, apesar da pecuária nacional ter aperfeiçoado seu sistema produtivo e a aprimorado a gestão da atividade, percebe-se que expressivo número de produtores ainda possui rebanhos que apresentam baixo potencial produtivo, em virtude da dificuldade de acesso a reprodutores geneticamente superiores. “A deficiente qualidade genética desses animais é uma das principais causas do baixo desempenho na produção de carne e leite. Em razão disso, é essencial estimular a massificação do uso de técnicas, como a inseminação artificial e a transferência de embriões, que abreviam o desenvolvimento de rebanhos com perfil genético superior”.
Dados do IBGE, de 2014, apontam que o rebanho brasileiro ultrapassa 200 milhões de cabeças de gado. No Espírito Santo as atividades agropecuárias movimentam quase 13% do agronegócio e o rebanho é de 2,2 milhões de cabeças. No mesmo ano, a produção de carne no estado atingiu 87.470 toneladas e 485 mil litros foram produzidos.
Campo Vivo com informações de assessoria