Estudo sugere que colheita mecanizada de café apresenta menor custo operacional e melhor qualidade

0

 


A colheita mecanizada de café no sul de Minas Gerais tem promovido uma melhor qualidade do produto e redução de perdas, aumentando os lucros dos cafeicultores. No entanto, a lavoura cafeeira ainda necessita de estudos sobre o efeito da mecanização na produtividade da cultura ao longo dos anos, uma vez que a colheita mecanizada mal conduzida pode causar danos à planta. Nesse sentido, Ezequiel de Oliveira e equipe da Universidade Federal de Lavras resolveram avaliar o efeito da colheita mecanizada na produtividade da cultura cafeeira, ao longo dos anos, comparativamente com a colheita no sistema manual.

O estudo foi conduzido na fazenda Capetinga, localizada no município de Boa Esperança, sul de Minas Gerais, entre 2000 e 2004. De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2007 da revista Ciência Rural, “um dos principais danos causados ao cafeeiro pela ação de colhedoras é a desfolha, que, na maioria das vezes, é superior a desfolha causada pela colheita manual, levando a planta a produzir menos no ano seguinte, uma vez que utilizará suas reservas para recomposição da vegetação, sendo que de tal fato resultarão estressamento da planta e redução de sua longevidade”.

No trabalho, a equipe constatou que a produtividade da lavoura cafeeira não foi influenciada pela colheita mecanizada ao longo dos anos, passando a colhedora uma ou duas vezes na lavoura. Segundo os especialistas, “o aumento de vibração das hastes promoveu uma maior quantidade de grãos colhidos, porém a desfolha aumentou proporcionalmente ao aumento de vibração. Com duas passadas da colhedora, a desfolha foi maior que a colheita manual em todas as safras agrícolas estudadas”.

Dessa forma, os pesquisadores ressaltam que o sistema de colheita mecaniza pode funcionar como uma ótima alternativa para melhorar a produtividade cafeeira. “O sistema de colheita mecanizada apresenta menor custo operacional e melhor qualidade dos frutos na cultura cafeeira, comparativamente ao sistema de colheita manual”, destacam no artigo.



 


Última Hora News

Compartilhar:

Deixar um Comentário