Eles só pensam em suco

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Poucos gostam tanto de sucos de frutas no Brasil como João Luiz Castanheira e Ricardo Tavares. Em 2002, eles criaram a Sucos Mais, no Espírito Santo. Três anos depois, o faturamento da companhia ultrapassava a casa dos R$ 100 milhões. O sucesso atraiu a atenção da Coca-Cola, que arrematou a Mais por R$ 110 milhões naquele ano. Mas os empresários estavam decididos a não sair do segmento. A dúvida era: como fazer isso sem competir com a Sucos Mais? A resposta: investindo na matéria-prima para a elaboração de sucos. E assim, depois de se associarem a Renato Barcellos Guimarães, montaram a Trop Frutas do Brasil, indústria de polpa de frutas, recém-inaugurada na cidade de Linhares, estrategicamente em frente à Sucos Mais, hoje Minute Maid Mais. Inicialmente, foram investidos R$ 25 milhões, mas o aporte chegará a R$ 53 milhões em 2009, quando as três linhas de produção estiverem instaladas.


 


Hoje, a capacidade anual de processamento é de 50 mil toneladas de frutas, mas saltará para 180 mil com o projeto concluído. Mais uma vez, a Coca entrará na história. A multinacional comprará toda a produção da Trop. “Temos contrato por dez anos”, diz Castanheira, presidente da empresa.


 


Para que o projeto saísse do papel, os empresários contaram com o apoio do governo do Espírito Santo, que estimulou a criação de novos pólos de fruticultura para abastecer a linha de produção. Em contrapartida, a Trop firmou contrato com os agricultores, garantindo a compra das frutas por dez anos. Em um primeiro momento, a indústria trabalhará com goiaba, manga e maracujá. O abacaxi entra no ano que vem e, em 2009, será a vez do caju. Por fim, o aproveitamento de pêssego está previsto para 2010. Esta fruta é o maior desafio da Trop, já que 100% da polpa usada pelas indústrias de sucos é proveniente do Chile e da Argentina. “A importação encarece o produto. O frete representa 30% do valor e as empresas ainda ficam reféns das greves dos fiscais”, explica Marcos Leonardo Miranda, gerente- geral da Trop. Para viabilizar a produção de pêssego no Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está testando diversas variedades do fruto e irá escolher a mais indicada à região. Aos planos da companhia incluem ainda mamão, morango e espécies exóticas, como a graviola. Para isso, a Trop terá que recorrer a produtores de outros Estados, mas o objetivo é que o abastecimento seja feito pelos pólos capixabas de fruticultura.


 


Tavares e Castanheira querem aproveitar o bom momento desse mercado. Segundo dados da ACNielsen, as vendas de sucos prontos cresceram 12,8% em 2006. No entanto, a Minute Maid Mais registrou um salto de 60% este ano. “Só em agosto o volume mais que triplicou”, diz Ricardo Grau, presidente da Minute Maid Mais. Naquele mês, a empresa colocou dez milhões de litros de sucos no mercado, contra três milhões no mesmo período do ano anterior. Em polpa concentrada, estima-se que o consumo da Minute Maid esteja na casa das 15 mil toneladas. Os três sócios fundadores são peixes grandes no setor de bebidas. Castanheira e Tavares foram os idealizadores da Sucos Mais e Renato Barcellos Guimarães é o executivo da Matte Leão, comprada no início do ano pela Coca-Cola. A Trop é um investimento particular dele. Além disso, muitos funcionários da Trop saíram da própria Minute Maid Mais e conhecem como ninguém o padrão de exigência da Coca-Cola. Com um time desse, e um cliente desse, o caminho está aberto parra outro sucesso.


 


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