Edição 28 da Revista Campo Vivo já circula no Espírito Santo e sul da Bahia

0

Confira o editorial com os destaques da edição:

 

Aprendendo com a crise hídrica

Vários ditados populares podem nos ensinar que em períodos de crise é que aparecem as oportunidades. O Estado do Espírito Santo vive uma dificuldade hídrica intensa nos últimos meses, fruto do baixo índice pluviométrico em anos anteriores, falta de planejamento para o consumo da água na agropecuária e na indústria e desperdício no consumo humano. Tudo isso culminou em um dos piores períodos para o setor rural com racionamento na irrigação em alguns casos, outros sem ter água mesmo para irrigar a lavoura e perdas consideráveis na produção rural e na renda do produtor.

A reportagem especial desta edição da Revista Campo Vivo destaca esse momento e as lições que podem nascem da crise. Com os prejuízos no campo, os agricultores se mobilizaram, como poucas vezes foi observado na agricultura capixaba nos últimos anos, para pedido de renegociação de dívidas e construção de barragens; motivou inovações no uso da água na agricultura e da energia no campo, entre outros pontos. O impacto da lama de rejeitos das barragens rompidas em Mariana (MG) no Rio Doce é abordado também na reportagem especial.

Com falta de chuva, a colheita do café na próxima safra fica comprometida e é assunto em todo Estado. O que esperar da próxima safra de café?  Mesmo com dificuldades enfrentadas até o momento, cafeicultores continuam esperançosos com a safra em 2016 conforme matéria desta edição.

Na pecuária, a situação do transporte dos grãos eleva o preço final do produto e essa logística desfavorável é um entrave antigo do segmento. Procuramos saber como isso tem afetado os pecuaristas.

Na entrevista especial, conservamos com o secretário de Agricultura de Venda Nova do Imigrante, Sávio Fileti, que foi eleito, em setembro, o novo presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura – FOSEMAG, entidade que tem como objetivo discutir políticas públicas em âmbito estadual.

A presença do Dr. Roberto Rodrigues, ícone do agronegócio brasileiro, no município de Linhares para participar do 6º Debate Agro mobilizou produtores e profissionais da área de todo Estado para uma palestra histórica na região. Com seu jeito simples e profundo conhecedor do setor agro, Rodrigues abordou vários temas dentro das perspectivas do agronegócio nacional. Nesta edição, você confere tudo sobre este encontro.

Têm artigos, crônicas, receita, a Seleção Agro 2015 e muito mais nesta edição especial.

Uma boa leitura e que 2016 seja de muita alegria!

 

 

Franco Fiorot

Diretor/Editor

Compartilhar:

Deixar um Comentário