Ao reclamar, em plenário, dos entraves da legislação ambiental e das dificuldades criadas aos produtores de alimentos no Brasil, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) cobrou a elaboração de planejamento agrícola brasileiro.
“No Brasil, o a agricultor não pode ganhar ou é proibido de ganhar dinheiro, porque, quando aumenta o preço do produto, diz-se que é uma notícia ruim. Fica a pergunta: quando vamos resolver o problema de renda do nosso produtor?”.
Com relação a falta de incentivo do Governo aos produtores brasileiros, Colatto demonstrou preocupação com o noticiário de que o executivo pode a tarifa de importação do trigo porque está aumentando o preço do pão vendido no Brasil. “Se o preço do pão é alto é porque os produtores não tem incentivos para plantar. O pão nosso de cada dia não é nosso, é argentino e americano. Por isso ao invés de importar, o governo brasileiro deve incentivar o plantio do trigo no País” destacou o parlamentar.
O deputado catarinense relatou ainda que devido a falta de incentivo para plantação de trigo e o boicote por parte das industrias ao produto nacional, os campos e as máquinas ficam ociosos, na medida em que se planta 1 milhão de hectares, o plantio poderia ser quadruplicado. Colatto enfatizou ainda que “o povo brasileiro deve ser alimentado com o produto brasileiro, como forma de incentivar o agricultores a continuar na atividade e recuperar a renda, a fim de que possam cumprir com seus compromissos bancários”.
Assessoria de Imprensa Dep. Valdir Colatto