Curso de classificação de café é realizado em Linhares

0

Os cuidados com o manejo da cultura do café durante todo ano resultam na colheita dos grãos e na comercialização do produto que vai gerar renda ao homem do campo. Para que o produtor possa se posicionar com mais segurança no momento da venda do café é necessário que ele conheça com mais detalhes a qualidade do que produziu. Visando capacitar os cafeicultores sobre a classificação do café, o Sindicato Rural de Linhares e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) realizam, nos dias 28 e 29 de março, treinamento sobre o tema.

Com a capacitação, o produtor terá conhecimento da Classificação Oficial Brasileira (COB) para café. Os participantes irão conhecer como separar os grãos de café, com jogo de peneiras específico, de forma que os grãos fiquem dispostos em camadas; classificar os grãos de café, visualmente, de acordo com os defeitos; determinar a perda de qualidade da bebida, visualmente, de acordo com a Influência dos defeitos; relacionar a causa dos defeitos dos grãos de café, visualmente, com resíduos encontrados na amostra; associar boas práticas de manejo com o aumento da qualidade do café e relacionar a importância da classificação sensorial com o preço de venda do café entre outros itens.

Para o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguingon, a capacitação que ocorre pela primeira vez no município trará muitos benefícios ao produtor. “É essencial que o produtor saiba o que está produzindo. Com as informações repassadas no treinamento, o cafeicultor poderá entender como o manejo influência na qualidade e no preço final do seu café”, diz Roberte.

Os interessados em participar podem procurar o Sindicato Rural de Linhares, no centro da cidade, ou pelo telefone (27) 3371-2077. O curso conta com apoio da empresa Grancafé e da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

 

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário