Entre os dias 14 e 17 de abril acontecerá a Coffee Expo Seoul 2016, principal feira do setor cafeeiro no mercado asiático. Neste ano em especial, o Brasil é o país convidado pela realizadora COEX da Coreia e escolheu algumas cooperativas para participar como parceiras e expositoras. Foram escolhidas ao todo sete, dentre elas três capixabas: Coocafé, Coopeavi e Cooabriel.
Com o apoio do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Ocesp e OCB Nacional, as três cooperativas capixabas e mais quatro de São Paulo e Minas Gerais (Cocapec, Coopinhal, Coopercitrus e Capebe), terão um stand durante os quatro dias de feira, onde irão apresentar os melhores cafés do Brasil e farão relacionamento direto com os principais compradores das Ásia.
Cada cooperativa participante levará um representante e dois técnicos do Sistema também acompanharão: Alexandre Ferreira, analista de Mercado e David Duarte, analista Técnico. Paralelo à feira, as cooperativas convidadas ainda farão um intercâmbio para conhecer o modelo cooperativista da Coréia.
Para o analista Alexandre, a feira COEX se configura como uma grande oportunidade de negócio, pois a Ásia vem demonstrando interesses reais e se posicionando como grande consumidora de cafés especiais no cenário mundial, deixando o papel de coadjuvante para outros. “Isso se confirma pois a feira em questão será realizada no mesmo período da maior feira de cafés especiais do mundo, que acontece no EUA, capitaneada pela SCAA. Mas para o mercado de compra e venda, a COEX se sobressai, já que os preços praticados pelos players asiáticos são melhores e o Vietnã não tem enviado os cafés demandados ao continente. Tenho convicção que retornaremos com negócios concretos e lucrativos para os cooperados, cooperativa e para a cafeicultura Capixaba”, afirmou ele.
Sobre o mercado sul-coreano de café
O mercado de café na Coreia do Sul vem crescendo a taxas superiores a 60% ao ano desde 2004, crescimento este que é acima da taxa média de crescimento da população. Atualmente, o consumo de café neste país ocupa a sexta posição no ranking mundial.
Hoje o país passa pela experiência da terceira evolução no consumo de café. A primeira evolução começou com o café instantâneo e a segunda evolução ocorreu com o desenvolvimento de franquias, como as da rede Starbucks. Agora, a era de cafeterias e torrefadoras mais profissionais está em busca de café para os paladares personalizados e sofisticados.
Campo Vivo com informações de assessoria