Sócios da Cooabriel, reunidos em Assembleia Geral Ordinária(AGO), na última sexta-feira (04 de março), aprovaram o relatório de atividades da diretoria com as contas dos resultados econômico-financeiros relativos ao ano de 2015 e destinaram as sobras para serem reinvestidas nas ações do plano de desenvolvimento para o ano de 2016, que contemplarão além de aspectos estruturais, as áreas de mercado, governança, qualidade do café e sustentabilidade.
Mesmo diante de um ano de economia não favorável como foi 2015, sócios e diretoria se orgulharam com o resultado do desempenho da cooperativa no ano. O crescimento de 31,53% no faturamento bruto, em relação ao ano de 2014, e os inúmeros investimentos na prestação de serviços, resultou da combinação de alguns fatores. A entrada de 350 novos sócios ao quadro, é um deles. Da mesma forma, a melhoria nas cotações do café conilon em um período do ano e a abertura de novas unidades, equilibraram os números.
Em 2015, a Cooperativa manteve a linha de financiamento aos cooperados na modalidade equivalência, realizou empréstimos de sacarias, investiu em fretes para armazenagem e em assistência técnica, além de outros investimos para a promoção social. Também investiu na melhoria de processos, em tecnologia de informação, desenvolvimento da área de comunicação, abertura de nova unidades, bem como, melhoramento de estruturas. Enfim, a cooperativa realizou muito e os sócios se mostraram admirados com o grande volume de trabalhos.
Preocupações – A assembleia manifestou também preocupações com a redução de alguns indicadores, impactados pela questão do prolongado período de estiagem que ocorreu em 2015. A redução do volume de café recebido, por exemplo, foi reflexo da realidade da quebra de safra nas regiões produtoras, declarou o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto. “Inúmeros desafios eram esperados e desde o início, alertamos os nossos produtores sobre os possíveis problemas da considerável redução da safra de café na região em função dos problemas climáticos do ano anterior. Porém, o problema se agravou com o prolongado período de estiagem, verificado sobretudo, nas regiões noroeste e norte do Espírito Santo e sul da Bahia, que compreendem a área de ação da Cooabriel” – destacou na mensagem de abertura do evento.
O presidente disse ainda, que a seca ensinou aos produtores de que é preciso atrelar a disponibilidade de água da propriedade, com as áreas de plantio de lavouras e jamais plantar além da capacidade hídrica da propriedade. E destacou: “Outra lição, é que devemos manter as lavouras e também unirmos as forças para juntos trabalharmos na preservação coletiva de água e busca de alternativas de captação de água das chuvas. Vamos ampliar este debate, e jamais percamos o otimismo na força que temos ao trabalharmos unidos”.
Um público de mais de mil pessoas, formado por sócios, diretores, familiares de sócios, autoridades e lideranças do cooperativismo e do agronegócio capixaba estiveram presentes ao evento, que foi realizado nas dependências do armazém da cooperativa, em São Gabriel da Palha-ES. O vice-Governador, César Colnago esteve presente, e destacou a importância do papel da Cooabriel no desenvolvimento do agronegócio capixaba.
Novo Conselho Fiscal – A assembleia elegeu o novo conselho fiscal da cooperativa, para o mandato 2016/2017. Os novos membros são os sócios:
Bruno Pilon Bastianello, de Nova Venécia – ES
Jonathan Rondelli, de São Gabriel Da Palha – ES
Renato Scarpat, de Vila Valério – ES
Daniel Clovis Breda , de Águia Branca- ES
Eloiza Rocha Lopes Magnago, de Nova Venécia – ES
Izaias Dias Ferraz, de Alto Rio Novo – ES
Cooabriel