Conscientização: produtores rurais são orientados quanto aos cuidados no uso de agrotóxicos

0

Mais uma turma de produtores rurais está sendo capacitada quanto aos cuidados necessários no manuseio e na aplicação dos produtos agrotóxicos. O encontro teve início nessa quinta-feira (03) e se estende até sábado (05), em Jaguaré, em uma ação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato Rural Patronal e da Secretaria de Meio Ambiente do município. 

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Altoé Marinato, um dos maiores problemas diz respeito à utilização do equipamento de proteção individual (EPI). “Os agricultores ainda têm bastante resistência quanto ao uso da roupa e dos acessórios adequados para realizar a aplicação. Durante os treinamentos, buscamos conscientizá-los de que esse cuidado é primordial para preservar sua saúde”, diz. 

Também é importante que o acondicionamento dos produtos agrotóxicos seja feito de forma segura para que não haja risco de contato com crianças ou animais. “A recomendação é que seja um local coberto, ventilado e que não esteja sujeito a inundações. As portas devem ser mantidas fechadas e o piso deve ser impermeável. Recomendamos que o armazenamento seja feito distante de residências, abrigos de animais ou pontos de fornecimento de água”, alerta o engenheiro agrônomo. 

O agrotóxico só deve ser adquirido após um diagnóstico feito por um profissional, avaliando a real necessidade de utilização do produto. Caso realmente haja recomendação de uso, é emitida uma receita agronômica com as devidas orientações para preparação e aplicação. 

Em 2015, já foram realizados quatro treinamentos deste tema em Jaguaré, totalizando 67 produtores capacitados. 

 

 

Francine Castro

Compartilhar:

Deixar um Comentário