“Temos que tirar o máximo de qualquer pedacinho de terra. Trabalhamos com as comunidades organizadas como a de Japira para implantar o projeto de diversificação das lavouras com a criação de Sistemas Agroflorestais ou consórcios. Este é um projeto extraordinário que graças a Prefeitura de Linhares está sendo viabilizado”.
A afirmação é do gerente regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no Espírito Santo, Paulo Roberto Siqueira. Ele falou na cerimônia de entrega simbólica de mudas de cacau para pequenos produtores rurais de Japira e Região.
O evento foi realizado na última sexta-feira, dia 25, na quadra esportiva de Japira e contou com a presença do prefeito de Linhares, José Carlos Elias, o secretário municipal de agricultura, Toninho Freitas, o vereador Gelson Suave, a líder comunitária Maria Loss e técnicos da Ceplac e do Incaper.
De acordo com Siqueira, o projeto de distribuição de mudas de cacau começou a ser realizado há dois anos. Na época, a Prefeitura de Linhares fechou convênio com a Ceplac disponibilizando recursos para a criação do viveiro de mudas. O objetivo do projeto é estimular a diversificação da agricultura familiar viabilizando condições para que pequenos produtores possam plantar cacau consorciado com outras culturas como coco, açaí ou pupunha ou ainda em sistemas agroflorestais.
Nesta primeira etapa, 50 mil mudas serão distribuídas beneficiando 131 produtores rurais. Em média, as propriedades têm 20 hectares. São áreas com plantios de café, coco, banana e que podem receber as mudas de cacau para ampliar a produção agrícola garantindo mais renda para o pequeno produtor. O projeto da Ceplac com a Prefeitura prevê a produção de mais 50 mil mudas.
Ao iniciar o evento, o chefe da estação Experimental Filogônio Peixoto da Ceplac/ES, Carlos Alberto Spagiarri fez uma palestra quando ressaltou sobre a importância de que os produtores beneficiados prestem total atenção aos cuidados recomendados pelos técnicos para tratar bem as mudas e viabilizar com que elas cresçam.
Já o gerente regional da Ceplac, Paulo Siqueira, informou que atualmente a Ceplac conta com dois técnicos agrícolas para o trabalho de extensão rural e três técnicos para atuarem em pesquisa, disponibilizados pelo Incaper.
Através de convênio, a prefeitura de Linhares também viabilizou dois técnicos agrícolas para a Ceplac. “Este pessoal foi capacitado para orientar o produtor para plantar corretamente as mudas em sistemas agroflorestais. Não podemos mais continuar com a monocultura e os técnicos estão prontos para orientar o pequeno produtor sobre como plantar corretamente”, disse Siqueira.
Em sua fala, o prefeito José Carlos Elias ressaltou o apoio dado pela Prefeitura para o desenvolvimento da região rural de Linhares. Ele enfatizou o asfaltamento das estradas vicinais como um exemplo de obra realizado pela administração municipal que tem sido fundamental para o homem do campo.
Ao se referir ao convênio firmado com a Ceplac, Elias falou da importância da diversificação da agricultura familiar. “Daqui três ou quatro anos, vocês vão ver o resultado da diversificação das lavouras para aumentar a renda das propriedades. O café vocês já conhecem e sabem como plantar. Agora devem procurar os técnicos capacitados pela Ceplac para aprender como lidar com o cacau e não deixar que a base que hoje deixamos aqui se perca”, disse ele ao se referir as mudas de cacau que serão distribuídas até o dia 15 de fevereiro.
O secretário municipal da agricultura, Toninho Freitas, informou que os produtores que não puderem pegar as mudas diretamente na Ceplac devem procurar a Prefeitura que vai disponibilizar um veículo para levá-las até as propriedades.
“Para definir quem seriam os beneficiados com as mudas, nós andamos por mais de 200 propriedades e vimos as necessidades que os produtores tem por mudas, por apoio para reflorestar e por assistência técnica”, disse a líder comunitária de Japira e região, Maria Loss ao agradecer o apoio que a Ceplac e a Prefeitura de Linhares para implementar um programa de diversificação das atividades nas propriedades rurais da região.
Assessoria de Comunicação da Ceplac