Os produtores do município de Linhares deixaram para vacinar o rebanho contra febre aftosa na última hora. A campanha de vacinação contra aftosa teve inicio no dia primeiro de setembro, mas a maioria dos produtores deixaram para vacinar no final da campanha, que terminou no último dia 30.
O escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) de Linhares está contabilizando quantos pecuaristas não cumpriram a legislação e acabaram não vacinando o rebanho. A veterinária do Idaf, Silvania Gaburro, afirmou que o movimento continua intenso no escritório. “O produtor, mais uma vez, deixou para vacinar na última semana. Oficialmente, a campanha terminou ontem (30). Agora, vamos fazer o levantamento de quem não vacinou”.
Segundo a veterinária, o produtor que está indo dar baixa na ficha essa semana terá que pagar uma taxa de atualização do controle, mas ficará livre da multa. “Vamos tolerar essa primeira semana de outubro. Depois, analisaremos os faltosos para aplicar a multa prevista”.
O valor da multa para quem deixou de vacinar os animais é de R$507,54 e mais R$33,84 por cada animal não vacinado.
Redação Campo Vivo