Como parte da premiação no concurso Cafés Especiais do Espírito Santo os cafeicultores campeões ganharam uma viagem para conhecer o trabalho de produtores da Guatemala. O roteiro, que teve início neste domingo (27/3), prevê visitas a fazendas de café em San Antonio La Paz, distrito de El Progreso e às cidades de Antigua Guatemala e Ciudad Vieja, no departamento de Sacatepéquez.
A ideia partiu de um dos organizadores do evento, Javier Faus Neto, diretor da Bourbon Specialty Coffees, com o intuito de levar uma nova experiência aos capixabas. Segundo a organização, o apoio à sugestão veio por conhecerem bem o potencial que os cafés ainda têm para melhorar no Espírito Santo e acreditar, principalmente, que o produto do estado tem o perfil próximo ao da América Central.
Além dos vencedores do concurso, mais dois produtores irão conhecer de perto os trabalhos na Guatemala. “Serão seis produtores, sendo quatro os campeões, um produtor de Araponga (MG), que por sinal foi o campeão dos concursos da Emater e Abic, o João Neto, e outro de São Sebastião da Grama (MG), o Diogo Dias”, explicou Elias Generoso, da Prove Café, uma das empresas organizadoras do concurso capixaba.
Além de Elias, Rondinelio Sartori, da Prove Café, e Thiago Trovo, da Bourbon Specialty Coffees, também acompanham a viagem, que tem retorno previsto para o próximo dia 2. “Nossa expectativa é que os produtores possam ter uma experiência bem diferente e voltar com um pensamento de que fazer café especial exige constante aperfeiçoamento, tanto na escolha do talhão que está realmente maduro quanto no cuidado de secar lento e preservar toda a qualidade desse café. Iremos ter atividades bem legais para aprender sobre isso, e estamos levando amostras dos nossos melhores cafés para provar as cegas junto com lotes da Guatemala”, conclui Elias.
CaféPoint