O mês de dezembro registrou aumento de 6.338.647 de hectares inscritos, o equivalente a duas vezes o tamanho da Bélgica, no Cadastro Ambiental Rural (CAR), um incremento de 2,52 % na área passível de cadastro.
Até o fim do ano de 2015, a área cadastrada já ultrapassava 258 milhões de hectares, mais de sete vezes o território da Alemanha, cobrindo 64,86% da área passível de cadastro no País. Esses números representam 2.255.428 imóveis rurais inscritos.
No Rio Grande do Sul, as novas inscrições mais que dobraram, o incremento saltou de 204 mil hectares em novembro para quase 500 mil hectares em dezembro. O estado tem atualmente 1,8 milhões de hectares inscritos, o que equivale a apenas 8,94% dos cerca de 20 milhões de hectares passíveis de cadastramento.
A Região Norte segue campeã de inscrições, com 82% da área cadastrada, num total de quase 77 milhões de hectares, dos 93,7 milhões de área cadastrável na região.
Para o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o importante é que o ritmo de inscrições no CAR vem sendo mantido, mês a mês.
“Temos uma média de mais cinco milhões de hectares cadastrados todo mês, o que é uma área considerável”, ponderou o diretor, que acredita que o ritmo de inscrições seja acelerado, na medida em que se aproxima o final do prazo, em maio deste ano.