Cachoeiro de Itapemirim será o primeiro município do interior do Estado que terá uma rede de gás natural canalizado. O gás atenderá ao setor industrial, comercial, serviços e também consumidores residenciais. As obras do gasoduto começam em janeiro de 2008 e, para apresentar o projeto acontece, na próxima terça-feira (30), o seminário “Cachoeiro de Itapemirim e o Gás Natural Canalizado”. O evento será às 10h no auditório do Senai.
O seminário é organizado pelo Governo do Estado por meio das secretarias de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); de Desenvolvimento (Sedes) e Agência de Serviços Públicos de Energia (Aspe), em parceria com a BR Petrobras Distribuidora. A empresa é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Espírito Santo e também pela execução das obras.
O secretário da Setades, Carlos Casteglione, responsável por um painel no seminário, vai apresentar ao empresariado as possibilidades de desenvolvimento da cidade a partir do incremento da logística e da infra-estrutura. “A presença do gás natural canalizado no município vai gerar aumento na capacidade de produção e, conseqüentemente, aumentar a oferta de emprego”, diz Carlos Casteglione.
As empresas já existentes do setor metal-mecânico, rochas ornamentais, cimento e confecções são as beneficiárias imediatas, mas a iniciativa também poderá atrair novas empresas para o município. O gás natural pode ser residencial, comercial, industrial e automotivo. Este caso representa uma alternativa ecologicamente correta ao abastecimento de veículo por não emitir gases tóxicos ao meio ambiente e, portanto, não contribuir para o aquecimento global.
A expansão da rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo, beneficiando Cachoeiro, foi anunciada ao Governo do Estado, pela BR Distribuidora, no dia 25 de junho no Centro de Convenções. O plano de investimentos da companhia prevê a aplicação de R$ 156 milhões na ampliação da rede de gasodutos em território capixaba.
Redação Gazeta Rádios e Internet