Brasil é o terceiro maior exportador de carne de peru

0

 


A carne do peru é exportada principalmente para a Rússia e a Europa, e parte fica para a produção de embutidos como salsichas e presunto. Clovis Puperi, diretor-executivo da União Brasileira de Avicultura, diz que o Brasil é o hoje o terceiro maior exportador de carne de peru, e que são justamente as vendas para o mercado externo que aquecem a atividade, que tem tido crescimento médio entre 8% e 9% ao ano. “O dobro do crescimento do Brasil”, frisa. O consumo per capita anual de carne de peru é hoje de 1 quilo. Embora pareça pouco, é bom lembrar que, até 2003, cada brasileiro consumia por ano, em média, 700 gramas do produto.

Em 2006, o Brasil produziu 353 mil toneladas de carne de peru e exportou 156 mil toneladas, o que corresponde a cerca de 44,19% de tudo que é produzido pelas três empresas que dominam o mercado: Perdigão, Sadia e Frango Sul.

Embora os animais sejam abatidos o ano todo, é ainda no período das festas de fim de ano que se concentram as vendas de fêmeas leves, que são abatidas com peso entre 5 e 8 quilos e chegam às gôndolas dos supermercados com peso médio de 4,5 quilos. Carlos Barbosa conta que, no caso de abate de fêmeas para o Natal, o tempo de permanência na granja é de aproximadamente 45 dias.

Dados técnicos:

Carlos Borbosa explica que a taxa de conversão alimentar dos perus é de 2,550 quilos de ração para cada quilo de carne. Já a taxa média de mortalidade é de 3,5%. Os criadores que conseguem resultados melhores são premiados. A associação foi criada a apenas seis meses, mas já representa um grupo considerável de criadores. A entidade é mantida com recursos dos produtores e da própria Perdigão. “A cada R$ 1 que o integrado investe na associação, a Perdigão investe outro.” Segundo ele, a empresa prefere se relacionar com grupos organizados de produtores, do que tratar individualmente com cada um.

O pecuarista Marcelo Correa Costa também está otimista com a atividade. Ele investiu em quatro núcleos de criação em Mineiros, e espera ter um bom retorno do investimento. Ele diz que os animais comem, em média, 700 gramas de ração por dia, e que há perus machos que superam os 20 quilos.


 


 


O Popular

Compartilhar:

Deixar um Comentário