Os avanços da negociação entre o Brasil e a China para exportações de carnes deverá acontecer até março de 2008. A expectativa do Ministério da Agricultura (Mapa) é que a negociação, iniciada na segunda-feira (17-09) em Brasília, prossiga em seminário, em novembro, em Pequim (China). “Ou aproveitaremos a reunião da OMC no mesmo mês”, revelou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (Mapa), Célio Porto. Segundo ele, a negociação com os asiáticos, que durou 10 horas, ficou “aquém do que gostaríamos”.
O encontro foi o primeiro da Subcomissão de Inspeção e Quarentena da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível (Cosban). O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, explicou que o objetivo era conhecer os serviços de inspeção e quarentena e, a partir daí, assinar acordos.
Ontem, terminaram as visitas da missão russa ao RS. Uma equipe esteve no Frigorífico Alegretense, na Faculdade de Veterinária da Ufrgs e no Irfa. Conforme o chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Mapa/RS, Bernardo Todeschini, a visita foi mais um processo de conhecimento do serviço veterinário. “Nos saímos bem”. Até o dia 1º de novembro, deve ser anunciado um novo protocolo comercial entre o Brasil e a Rússia.
Correio do Povo